A  crise do Covid-19 está acelerando o ritmo de transformação digital entre as empresas  de todas as formas e tamanhos, e o setor público não é excepção. Como essa nova realidade, diferentes setores dos governos buscam oferecer soluções digitais para atender a rápida mudança de requisitos e os desafios dos sistemas legados.  

Enquanto o foco imediato é limitar a população quanto a perda social e econômica, operando no “novo normal ”, a pressão extra sobre TI durante todo o período de pandemia se torna uma realidade. 

Os órgãos do setor público precisam usar canais digitais para informar e servir os cidadãos, enquanto, ao mesmo tempo, muitas funções se tornaram totalmente digitais durante o surto de coronavírus, aumentando a demanda por sistemas eficientes.   

De fato, a pandemia expôs a necessidade de melhorar a eficiência da tecnologia para a continuidade do governo.

Aumento das interações digitais  

A necessidade de criar um governo enxuto e eficiente, combinada com os requisitos em torno de abraçar novas responsabilidades e melhorar os  serviços online aos cidadãos,  significa que a atenção desviada para os canais digitais aumentará significativamente nos  próximos anos.  

A adoção de serviços digitais voltados ao público vem crescendo de forma consistente muito antes da pandemia. Na prática, a crise provocada pelo coronavírus eleva  a necessidade da oferta de serviços digitais a um novo nível, com ofertas que vão desde bem-estar e segurança pública até saúde.  

Historicamente, o desenvolvimento de  serviços públicos têm considerado canais digitais e não-digitais, mas a Covid-19, meio aos últimos acontecimentos, tem mudado bastante esse cenário. Soluções baseadas em papel e serviços presenciais devem ser uma exceção, há uma demanda acelerada por serviços digitalizados que precisam ser acessados remotamente.

Bem como aumentar a adoção de serviços digitais, haverá um interesse renovado em automação nos próximos anos. Isso acontecerá através da automação robótica de processos (RPA), Inteligência Artificial (AI) e Big  Data.  

Sistemas de aquisição dinâmicos incidindo sobre estas áreas devem ser criados para ajudar os compradores do governo na aquisição destes serviços, combinado com investimento significativo em IA e infraestrutura de TI.

A oportunidade da nuvem 

Dado o aumento nas interações online,  a transformação digital no governo  não é mais simplesmente inovar, mas gerenciar escala, eficiência operacional e garantir valor para o dinheiro do contribuinte, enquanto as expectativas dos usuários, tecnologias e serviços dos fornecedores mudam rapidamente.   

A capacidade do governo de continuar a fornecer serviços de alta qualidade em tempos de mudança depende de sua capacidade de responder dinamicamente às mudanças nas circunstâncias, legislação, política e risco.  

Além disso, a amplitude, a escala e a natureza da tecnologia que sustenta a prestação de serviços públicos fornece enormes oportunidades e desafios significativos. 

No contexto da crise coronavírus, as oportunidades baseada na nuvem, principalmente com software como um serviço (SaaS), tornou-se crucial para garantir exigências de escalabilidade e custo reduzido, bem como a integração mais simples de serviços digitais, automação, eficiência e interações melhoradas.  

A nuvem é defendida como um dos principais pilares da transformação digital, mas um dos principais obstáculos é o legado, as organizações públicas ainda lutam pela eliminação de sistemas antigos que são fundamentais para suas operações, apesar de cada vez mais evoluir para o digital. 

De fato, embora tenha ocorrido progresso em torno da transformação do governo, o desafio ainda está em torno da digitalização de ponta a ponta, já que grande parte dela está ocorrendo no front-end.  

A remediação, a refatoração e a substituição avançaram em algumas áreas, mas os aspectos realmente transformadores da tecnologia de uma perspectiva de operações e custos líquidos só agora estão sendo resolvidos.  

A eliminação da tecnologia obsoleta no governo tem  sido  discutida com frequência. O  aumento da demanda digital na esteira da Covid -19 exigirá uma abordagem pragmática para lidar com o legado do governo. A escala do desafio fará com que seja vital para se ter uma visão clara do retorno sobre o investimento para que as prioridades possam ser definidas.

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