A economia digital é uma realidade para todas as empresas, independente do seu segmento e tamanho, e exige que as organizações usem um portfólio de ativos suficiente para sobreviver e, se bem feito, até prosperar.

Já as empresas mais novas geralmente têm uma vantagem em relação às demais. As que “nasceram digitais” criaram produtos e processos de negócios centrados em torno das tecnologias da era da Internet desde o seu início.

Como tal, elas tendem a ser operações mais ágeis, capazes de reagir rapidamente às dinâmicas do mercado, escalando, ajustando e transferindo suas tecnologias para atender às constantes evoluções do mundo digital. Modelos de negócios digitais estão em seu DNA.

Para uma empresa conseguir efetivamente fazer parte do universo da Transformação Digital é preciso alcançar basicamente duas dimensões: a eficiência operacional e oferecer uma ótima experiência ao cliente. Diante disso, a infraestrutura tecnológica se tornou estratégica para alcançar todos esses objetivos.

O que é uma estratégia vencedora de Transformação Digital? Para muitas empresas, começa com uma revisão de seus ambientes de software.

As empresas precisam de uma estratégia para a Transformação Digital

Para competir nesse novo ambiente, as empresas já estabelecidas, bem como as jovens que não conseguiram adotar a TI como um elemento central do negócio desde o início, precisam refazer suas estruturas de tecnologia e processos de negócios para corresponder à velocidade e à capacidade de resposta dos nativos digitais. 

Elas precisam de uma estratégia para a Transformação Digital.

Esse processo difere para cada empresa, mas, essencialmente, trata-se de usar tecnologias da era da Internet para envolver clientes, parceiros e funcionários de maneiras novas e melhores.

O objetivo é agregar mais valor a todas as partes interessadas e, em contrapartida, estar mais bem posicionado para atender aos objetivos da Transformação Digital da organização, gerar mais receita e conquistar maior participação de mercado.

Para os gestores que desejam impulsionar a Transformação Digital em suas organizações, eles precisarão abraçar uma série de tecnologias. No centro de qualquer estratégia de mudança para o digital está uma abordagem de infraestrutura de TI que atenda às necessidades modernas.

Na era digital, tecnologia não suporta mais os negócios, ela é o negócio.

Infraestrutura tecnológica é base da Transformação Digital

O que significa ser um negócio transformado digitalmente e como as empresas alcançam a transformação digital?

A resposta consiste basicamente em se tornar eficiente operacionalmente, aumentando a automação, padronização, reutilização e produtividade. E, ao mesmo tempo, aumentar a experiência do cliente.

Em outras palavras, as empresas transformadas digitalmente precisam investir em infraestrutura tecnológica para ser eficientes e ampliar a satisfação do cliente. As organizações “prontas para o futuro” já descobriram como competir em uma economia digital.

Elas são de baixo custo e inovadores. As organizações proporcionam uma ótima experiência ao cliente ao mesmo tempo que são modulares e ágeis. Elas usam os dados como um ativo estratégico e suas plataformas operacionais estão prontas para o ecossistema digital.

Como conseguir a Transformação Digital: quatro caminhos

Para chegar a um estado pronto para a Transformação Digital, as empresas podem trabalhar seguindo quatro caminhos principais de acordo com a sua realidade.

1 – Empresas investem na criação de uma plataforma tecnológica

Reduzindo custos e automatizando processos. Não há nenhum aumento na experiência do cliente. Geralmente, são empresas de manufatura que se enquadram na categoria industrial. 

Em muitos casos, a plataforma tecnológica otimizada é o melhor caminho a seguir. À medida que essas empresas melhoram em se tornar modulares e eficientes em seus processos produtivos, elas começam a enxergar uma ótima maneira de lidar com os clientes e fazem um esforço consciente para investir na experiência do cliente.

2 – Incentivar uma abordagem de produto viável mínima

Um segundo caminho é tomado por empresas que se encontram ameaçadas pelos concorrentes. Essas empresas sentem que precisam agir rapidamente para melhorar a experiência do cliente, muitas vezes desenvolvendo um aplicativo para dispositivos móveis, associado a uma estrutura de TI de suporte.

3 – Construir uma abordagem gradativa 

Já empresas que não estão sob a ameaça dos concorrentes adotam uma abordagem gradativa, integrando a experiência dos clientes com a construção da plataforma tecnológica à medida que continuam avançando para o futuro, uma jornada que pode levar muitos anos.

4 – A criação de uma nova organização

É onde você olha para a sua organização e diz: ‘eu não posso chegar lá’, então você começa com uma nova organização. A nova empresa começa pronta para o futuro. O desafio é decidir o que fazer com a empresa antiga, incluindo o que migra para a nova empresa e se há lições aprendidas que podem ser aplicadas à empresa antiga.

Que caminho a sua empresa está tomando para alcançar a transformação digital?

A estratégia de dados anda de mãos dadas com a estratégia de infraestrutura da sua organização, bem como com as ferramentas e tecnologias necessárias para ser mais eficaz no fornecimento da melhor experiência do usuário.

Se a Transformação Digital ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato com a MW Microware. Expandimos o potencial tecnológico de pessoas, empresas e da sociedade.

Com mais de 3 décadas de experiência, a MW Microware tem ajudado seus clientes dos mais diversos segmentos a superarem seus desafios tecnológicos através de suas competências de consultoria, implantação e gerenciamento de T.I., soluções de segurança, cloud e SaaS. Somos um dos principais provedores de soluções do mercado nacional.