Em todos os níveis, empresas e órgãos de governo estão navegando pela quarta revolução industrial. Essa grande mudança é caracterizada por uma fusão de tecnologias que estão ultrapassando as linhas entre as esferas física e digital, trazendo mudanças em sistemas inteiros de produção, gestão e governança.

Somando-se a isso, o impacto dessa revolução está na velocidade impressionante em que isso tudo acontece. Por isso, as organizações precisam de uma infraestrutura de TI moderna que permita responder dinamicamente e entregar rapidamente novos produtos, serviços e acesso às informações.

O que torna a modernização da TI diferente hoje em comparação com os anos anteriores é basicamente o ritmo da mudança. Agora, é muito importante tomar decisões que sejam estratégicas e tenham um impacto de longo prazo.

Embora possa ser difícil devido a sistemas legados, escassez de pessoal e orçamentos apertados, os líderes de empresas e governos podem acelerar o caminho para a modernização da TI.

Com a abordagem correta, as organizações podem criar uma plataforma eficiente e inovadora para atender de forma ágil, econômica e segura às necessidades de funcionários e clientes, acomodando o volume de dados crescente e cumprindo os requisitos regulamentares.

Motores da revolução digital

Dentro das organizações, as seguintes tendências estão servindo como motores da transformação digital.

– Expectativas crescentes

Com a alta demanda e uso da tecnologia, empresas e órgãos públicos precisam acompanhar as demandas de clientes e da população por serviços sofisticados, convenientes e centrados no usuário, apesar de orçamentos apertados, incertezas de financiamento e sistemas legados.

– Adoção de nuvem

A adoção da nuvem está aumentando cada vez mais, pois os provedores de serviços já criaram ofertas especificamente projetadas para atender às necessidades e à conformidade de setores específicos, inclusive o público. Aplicativos, plataformas e infraestrutura baseados em nuvem oferecem rápida implantação de serviços, redução de custos, escalabilidade e outras eficiências.

– Big data e Analytics

Uma grande quantidade de dados estruturados (bancos de dados, formulários) e não estruturados (arquivos de vídeo, fotografias, e-mails e outros arquivos) estão na rotina de grande parte das organizações. Empresas e governos podem aproveitar esses dados para melhorar ou fornecer novos serviços e aumentar a eficiência em áreas estratégicas.

– Internet de baixo custo

O acesso à Internet de alta velocidade é um custo recorrente significativo para as organizações. Porém, a concorrência entre fornecedores e os custos mais baixos da infraestrutura que oferece suporte à conectividade torna o uso da Internet mais acessível.

Esse custo mais baixo ajuda a impulsionar a modernização, pois algumas organizações consideram mais econômico usar serviços em nuvem, armazenamento de alta velocidade e outras soluções que exigem a rápida transferência de grandes volumes de dados.

– Proteção de dados e conformidade

A segurança e a conformidade continuam sendo uma das principais prioridades dos líderes de TI, principalmente no setor público, que costuma ser o principal alvo dos cibercriminosos. Serviços em nuvem, iniciativas móveis e outras inovações adicionam complexidade e risco se não forem gerenciados adequadamente.

No entanto, novos aplicativos facilitam a proteção de dispositivos móveis e outros terminais. Além disso, a certificação e compliance com legislações específicas ajudam a identificar produtos e serviços tecnológicos adequados.

O data center pronto para o futuro

A função fundamental de um data center é armazenar, processar e distribuir dados em toda a organização do governo. No entanto, o data center de ontem não foi projetado para as necessidades e tecnologias de hoje.

Os data centers modernos devem fornecer uma infraestrutura flexível para suportar a funcionalidade tradicional, bem como a automação da carga de trabalho, a virtualização, os serviços em nuvem, a internet das coisas e outras inovações.

Uma infraestrutura de TI moderna também faz sentido do ponto de vista financeiro. De acordo com a Gartner, as operações e a manutenção respondem por quase 75% das despesas com TI.

Infraestruturas complexas e de grande porte aumentam o custo de manutenção, armazenamento, utilitários e software do servidor. Ao convergir infraestrutura, consolidar servidores e armazenamento e implementar serviços em nuvem, as organizações podem gerar economia de custos e, ao mesmo tempo, oferecer suporte a mais usuários e mais serviços.

O caminho rápido para a modernização do governo

Ainda de acordo com o Gartner, “até 2020, mais de sete bilhões de pessoas e empresas, e perto de 35 bilhões de dispositivos, estarão conectados à internet”. No mesmo ano, também haverá mais de 5.200 GB de dados por pessoa no planeta.

Para criar uma plataforma com suporte para crescimento e inovação em meio a esse ambiente dinâmico, governos e empresas precisam de centros de dados modernizados que possam acompanhar as mudanças e aumentos exponenciais no volume de dados.

Eles também precisam obter insights, em tempo real, de todos os dados gerados. Esses componentes formam a base para um sistema inteligente, pronto para o futuro, que permite que as organizações atendam melhor aos seus integrantes, reduzindo os custos e a complexidade.

Para saber como otimizar os ciclos de investimentos em TI de sua empresa e ser assertivo em suas decisões estratégicas com base em dados reais, entre em contato agora mesmo com a MW Microware.

Com mais de 3 décadas de experiência, a MW Microware tem ajudado seus clientes dos mais diversos segmentos a superarem seus desafios tecnológicos através de suas competências de vendas consultivas de soluções de servidores, storage, hiperconvergência, proteção de dados, networking, bem como na implantação e gerenciamento de TI, soluções de segurança, cloud e SaaS. Somos um dos principais provedores de soluções mercado nacional.